Editorial
Deus ama profundamente você e tem um plano glorioso para a sua vida em 2008!!!
Você crê? Então, feliz ano novo!!!
Estamos no início de mais um ano e com certeza desta vez vamos fazer tudo diferente. Vamos deixar a tristeza de lado e vamos nos alegrar. Jesus nos convida a começarmos a amar mais, a sonhar mais, a viver mais, e por que não orar mais? Pois a oração faz maravilhas em nossas vidas, e nos traz paz. E é desejando-lhe muita paz que eu inicio este ano, meu irmão.
E no jornal deste mês falaremos sobre o nosso padroeiro São Sebastião, dedicamos o “É pra Você” a todos os enfermos, falaremos um pouco sobre o Dia de Reis e muito mais...
Ah! O Jornal Juventude Cristã em Movimento oferece a todos vocês assinantes a partir deste mês novidades, começando pelo mais novo artigo: Sabedoria em Gotas, onde você poderá ter em um só lugar pensamentos, minuto de sabedoria e muito mais. É só folhear o nosso jornal e conferir.
Até a próxima!
Carlos Vitturino
São Sebastião
Em ocasião do Dia de São Sebastião (20 de janeiro), conheceremos a seguir um pouco da sua história.
São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.
Alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.
Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.
O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Depois da ordem cumprida o abandonaram para que sangrasse até a morte. À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.
Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.
Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, entretanto, tal epidemia desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o têm como padroeiro, inclusive a nossa.
Participe ativamente da Novena e dos festejos de São Sebastião em nossa cidade a partir do dia 10 de janeiro.
Eva Oliveira
evajcm@hotmail.com
Sabemos que um novo ano chegou e com ele desejos de PAZ e AMOR de Deus preenchendo nossa família a todo tempo.
Uma dica para a família viver bem ou continuar vivendo bem é a de sempre: “segurar nas mãos de Deus” e seguir. Lembre-se sempre de que...
Uma excelente família não é aquela que se diz perfeita, mas sim a que tem serenidade para esvaziar-se e sensibilidade para aprender a CONVIVER.
Um forte abraço e um ano feliz para todos!
Janaína Anália
Dúvida dos fiéis: Santidade
Estranho que existam muitos Católicos que tenham a impressão de que sabem o que é ser santo, mas na verdade têm uma visão errada sobre isso. Quer ver? Se alguém lhe perguntasse o que é ser santo, o que você diria? Posso afirmar que muita gente logo iria dizer é uma pessoa que não errou, ou não erra, ou não tem pecados! E isso não é a verdade! Ora, de todos os santos que a Igreja Católica canonizou apenas Maria não teve pecados graças à vontade de Deus na vida dela; todos os outros são tão sujeitos às falhas quanto qualquer um de nós! Ora, Paulo era um assassino, perseguia os Cristãos (At. 8,1-3; 9,1-2) e, mesmo assim, foi um dos homens mais santos que a Igreja Já teve, claro que não nesse período, mas após sua conversão.
Padre Léo aponta um conceito sobre santidade que sem duvidas é o mais simples de se entender: "Ser Santo é Ser o Melhor!" Sim, isso mesmo! Ser o melhor, mas não é ser melhor do que o outro, e sim o melhor para o outro! Ser o melhor pra Deus!
Importante perceber que, santidade não é o mesmo que Divindade! O culto prestado a esses santos não é o mesmo prestado a Deus. A igreja Católica nos ensina isso com exatidão:
Existem três formas de culto: culto de latria, culto de dulia e culto de hiperdulia
Culto de Latria (em grego quer dizer adorar) é culto prestado Unicamente a Deus como o reconhecimento de sua divindade.
Culto de Dulia (quer dizer honrar) é culto destinado aos santos, por serem amigos de Deus e por terem o seguido aos extremos.
Culto de hiperdulia (acima da honra, porém sem atingir o culto de adoração) é o culto destinado a Nossa Querida Mãe Maria, por ter sido a escolhida pra gerar nosso salvador.
Portanto irmãos, mais uma vez eu vos digo, não há o porquê de ter receio de participar das celebrações Católicas por achar que em alguma existe adoração aos santos, ou qualquer tipo de infração aos mandamentos de Deus, pode confiar, Cristo mesmo nos disse: “As portas do Inferno Não prevalecerão (Mt 16,18).” Ou é assim ou então Jesus estava errado!
Que Deus nos dê a sua pa!, Seu irmão,
Fábio
Divirta-se
Na escola a professora pergunta para Mariazinha:
_ Mariazinha, do que você mais tem medo?
_ De mula-sem-cabeça, professora.
_ Isso não existe, é apenas lenda.
_ E você, Pedrinho?
_ Do saci-pererê, professora.
_ Isso não existe, é apenas lenda.
_ E você Joãozinho; do que mais você tem medo?
_ Do malamen professora.
_Malamen??? O que é o malamen?
_ Não sei, mas deve ser um sujeito muito mal, pois a minha mãe toda noite reza bastante e no final ela fala assim: “Mas livrai-nos do malamen!
Duas formigas chinesas se encontraram:
_ Como é o seu nome?
_ Fu.
_ Fu de quê?
_ Fu miga. E você?
_ Ôta.
_ Ôta de quê?
_ Ôta Fu miga.
Responsável:
Carlos Viturino
Diálogo exige escuta, abertura, disponibilidade para mudar. Na verdadeira oração é Deus que fala e que espera uma resposta. É verdade que a vida deve ser oração, mas a vida somente se torna oração quando eu dedico certos momentos explicitamente a um contato direto com Deus. Para a vida toda ser oração é preciso refletir: Onde estão os apelos de Deus? Onde Deus me fala? Quando? Como vou saber o que Deus espera de mim, se não procuro um pouco de silêncio e reflexão?
Podemos afirmar que a oração é “estar na presença de Deus” com abertura e disponibilidade, dizendo: “Senhor, que queres que eu faça?”
Deus pode nos falar de muitos modos. Não ouvimos a sua voz com nossos ouvidos. É de outro modo que Deus se manifesta. Pode ser em acontecimentos e situações da vida, através da leitura da Bíblia, através de uma conversa, um livro, uma pregação, até mesmo deste jornal.
Deus faz um apelo e espera uma resposta, o “sim”. Pode ser difícil dar o “sim”, mas é o que Deus espera de nós.
A oração deve ser sempre sincera e expressar aquilo que você realmente sente e não deve ser rezada automaticamente.
Não podemos esquecer que o canto também é uma forma de oração, desde que se reflita a sua mensagem.
Ore sempre!
Toma posse...
“Não tenhas medo, mas continua a falar e não cales. Estou contigo e ninguém se aproximará de ti para te fazer mal”.
At. 18, 9-10
A vida vale a pena ser vivida.
E com Cristo toda vida é mais vida.
Nosso Deus, que fez a mim e a você, nunca poderia de seus filhos esquecer.
Pe. Reginaldo Carreira
Faça tudo com amor!
Tudo o que é feito sem amor sai mal feito, e tende a destruição.
Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da humanidade porque só o amor é positivo.
Tudo o que não é amor é negativo.
Faça tudo com amor, porque o próprio Deus é AMOR.
“Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom ou para que ele se torne bom”.
Santo Agostinho
Dia de Reis
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A data marca o dia de Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalinos.
É pra você: Enfermo
Por isso, em ocasião do dia do enfermo (14 de janeiro), dedicamos a mensagem a seguir a todos os enfermos para que reflitam e vejam o que ela quer lhes dizer.
"A caixinha de Deus”
Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.
Ele disse:
- Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada.
Eu entendi suas palavras e, nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto minhastristezas guardei. Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta continuava tão leve quanto antes. Curioso, abri a preta. Eu queria descobrir o porquê, e vi na base da caixa umburaco pelo qual minhas tristezas saiam. Mostrei o buraco a Deus e pensei alto:
"Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar..."
Ele sorriu gentilmente paramim e disse:
- Meu filho, elas estão aqui comigo!
Perguntei:
- Deus, por que me deu as caixas? Por que a dourada inteira e a preta com o buraco?
- Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos... E a preta é para você deixarir embora suas mágoase tristezas... Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais felizes e deixar ir emboraas tristezas..
Silvânia
Testemunhas de CRISTO
Olá! Quero convidar você para mais uma vez conhecer um testemunho de vida. Leia com atenção!
“Na minha história há vários testemunhos, mas vou contar um que aconteceu antes do meu nascimento. Quando a minha mãe estava grávida de seis meses ela levou um susto e com isso eu não mexi mais na barriga dela. Também passei mais de nove meses para nascer e por causa deste susto tive um problema que foi falar com dificuldade. Mas este problema não é nada pra mim, dou graças a Deus por existir, pois se não fosse Ele eu não existia.
Deixo aqui uma mensagem, quem tem algum problema não deixe que este problema tome conta de você, pois Deus te ama de qualquer jeito”.
Reysiane.
Responsável:
Verônica Soares
veronicasoares28@hotmail.com
Viva a vida com saúde
Olá, pessoal! Vamos para a dica deste mês?!
Feridas
Todo ferimento deve ser tratado o mais breve possível. O tratamento:
· Lavar o ferimento com bastante água e sabão, não deixando sujeira como terra, areia, etc.;
· Aplicar iodo;
· Se a área atingida for grande, pode-se cobrir com gaze, trocando o curativo uma vez por dia;
Em ferimentos profundos e externos é necessário controlar a hemorragia, proteger as lesões, prevenir o estado de choque e procurar um serviço médico.
Cristiane
Você sabia?
História do mês
Lutar pelos seus sonhos
Verusca, desde pequena, só tinha conhecido uma paixão: ser uma grande bailarina do Bolshoi. Seus pais haviam desistido de lhe exigir empenho em qualquer outra atividade.
Um dia, Verusca teve sua grande chance. Conseguira uma audiência com Davidovitch, grande bailarino do Bolshoi, que estava selecionando aspirantes para a Companhia. Dançou como se fosse seu último dia na terra. Colocou tudo que sentia e que aprendera em cada movimento, como se uma vida inteira pudesse ser contada em um único compasso. Ao final, aproximou-se do bailarino e lhe perguntou:
_ Então, o senhor acha que eu posso me tornar uma grande bailarina?
_ Não! – Disse Davidovitch. Na longa viagem de volta para casa, Verusca, em meio às lágrimas, imaginou que aquele “não” nunca mais deixaria de soar em sua mente. Meses se passaram até que pudesse novamente calçar uma sapatilha. Dez anos mais tarde, Verusca, já uma estimada professora de balé, criou coragem para ir à apresentação anual do Bolshoi em sua cidade. Sentou-se bem à frente e notou que o senhor Davidovitch ainda era o bailarino principal. Após o concerto, aproximou-se do cavalheiro e lhe contou o quanto ela queria ter sido bailarina do Bolshoi e quanto doera, anos atrás, ouvir dizer que não seria capaz.
_ Mas, minha filha, eu digo isso a todas as aspirantes. – Respondeu o senhor Davidovitch.
_ Como o senhor poderia cometer uma injustiça dessas? Eu dediquei toda minha vida a isso! Todos diziam que eu tinha o dom. Eu poderia ter sido uma grande bailarina se não fosse o descaso com que o senhor me avaliou!
Havia solidariedade e compreensão na voz do bailarino, mas não hesitou ao responder:
_ Perdoe-me, minha filha, mas você nunca teria sido grande o suficiente se você foi capaz de abandonar seu sonho pela opinião de outra pessoa.
Autor desconhecido
Resp. : Rafaela de Jesus
Espaço do leitor
Só temos o que agradecer a Deus por tanta graça. Mais um ano estamos ganhando de nosso Pai e como sempre, pessoas ao nosso lado trazendo gestos de amor e unidade. Vejamos a linda mensagem trazida pela nossa leitora Emanoela Patrícia:
“Na trajetória da vida há momentos ou datas em que sua recordação torna-se inesquecível em função da personalidade do ser humano. Que a estrela de Belém, que surgiu como anunciação do marco da história da salvação através de Cristo Jesus, possa conduzir a sua vida transformando-a em nascimentos, alegrias e novos ideais.
Desde já, desejo a todos vocês, leitores, um 2008 iluminado, cheio de paz e amor nos corações e um ano repleto de realizações para todos!
Um grande abraço!
Reysiane e Luziane
Livro: Na trilha de um vencedor – Adelita Rozetti Um livro infanto-juvenil em formato de bolso, contando a história do nosso saudoso João Paulo II.
“Antes de tomar grandes decisões na vida, um garoto decidiu-se por Deus...Enfrentou fome, guerra, solidão, mas não desistiu de amar... tornou-se um herói.
Desafie seu filho a ler este livro e você vai ver a diferença...Com 164 páginas de pura emoção... totalmente ilustrado!
Livro: Jovens Sarados – Pe. Léo
Neste livro, o autor aborda a condição do jovem nos dias atuais, desde os relacionamentos afetivos, familiares e entre amigos até o envolvimento com as drogas.
O ano de 2007 foi muito bom, mas 2008 será melhor ainda, pois vamos trazer muitas novidades! Começamos o ano bem, pois existe você que está iluminando o nosso jornal! Parabéns para os aniversariantes!
27 – Maria José 31 – Jonas (JCM)
“Pequeno é aquele que odeia os grandes. Grande é aquele que ama os pequenos!” (Santa Terezinha do Menino Jesus)Ivandicleide Silva