sábado, 29 de março de 2008

Jornal de Janeiro / 2008

NOSSO tema, NOSSA capa

Feliz Ano Novo! Todos os anos fazemos muitos planos para o ano que se inicia, mas esquecemos que para que tenhamos um bom ano é preciso praticar a ORAÇÃO, por isso o tema desse mês é “O tesouro da oração”. Trazemos em nossa capa um hino de louvor composto por São Francisco de Assis dois anos antes de sua morte, quando já havia recebido os estigmas da Paixão de Cristo e havia sido agraciado também pela visão de um Serafim, com o qual manteve celestial colóquio. Escreveu-o de próprio punho para Frei Leão, seu discípulo. O manuscrito, um verdadeiro tesouro da oração, se conserva no Sacro Convento de Assis (Itália).


Editorial


Deus ama profundamente você e tem um plano glorioso para a sua vida em 2008!!!

Você crê? Então, feliz ano novo!!!
Estamos no início de mais um ano e com certeza desta vez vamos fazer tudo diferente. Vamos deixar a tristeza de lado e vamos nos alegrar. Jesus nos convida a começarmos a amar mais, a sonhar mais, a viver mais, e por que não orar mais? Pois a oração faz maravilhas em nossas vidas, e nos traz paz. E é desejando-lhe muita paz que eu inicio este ano, meu irmão.
E no jornal deste mês falaremos sobre o nosso padroeiro São Sebastião, dedicamos o “É pra Você” a todos os enfermos, falaremos um pouco sobre o Dia de Reis e muito mais...
Ah! O Jornal Juventude Cristã em Movimento oferece a todos vocês assinantes a partir deste mês novidades, começando pelo mais novo artigo: Sabedoria em Gotas, onde você poderá ter em um só lugar pensamentos, minuto de sabedoria e muito mais. É só folhear o nosso jornal e conferir.

Até a próxima!
Carlos Vitturino

São Sebastião


Em ocasião do Dia de São Sebastião (20 de janeiro), conheceremos a seguir um pouco da sua história.
São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.
Alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.
Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.
O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Depois da ordem cumprida o abandonaram para que sangrasse até a morte. À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.
Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.
Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, entretanto, tal epidemia desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o têm como padroeiro, inclusive a nossa.
Participe ativamente da Novena e dos festejos de São Sebastião em nossa cidade a partir do dia 10 de janeiro.

Eva Oliveira
evajcm@hotmail.com



Olá, tudo bem? Como vai sua família? Espero que ela esteja bem em todos os sentidos.
Sabemos que um novo ano chegou e com ele desejos de PAZ e AMOR de Deus preenchendo nossa família a todo tempo.
Uma dica para a família viver bem ou continuar vivendo bem é a de sempre: “segurar nas mãos de Deus” e seguir. Lembre-se sempre de que...
Uma excelente família não é aquela que se diz perfeita, mas sim a que tem serenidade para esvaziar-se e sensibilidade para aprender a CONVIVER.
Um forte abraço e um ano feliz para todos!

Janaína Anália

Dúvida dos fiéis: Santidade

Olá irmãos e irmãs, estou voltando esse mês para tratarmos de um assunto do qual eu já havia falado, a santidade ou os santos da Igreja Católica.
Estranho que existam muitos Católicos que tenham a impressão de que sabem o que é ser santo, mas na verdade têm uma visão errada sobre isso. Quer ver? Se alguém lhe perguntasse o que é ser santo, o que você diria? Posso afirmar que muita gente logo iria dizer é uma pessoa que não errou, ou não erra, ou não tem pecados! E isso não é a verdade! Ora, de todos os santos que a Igreja Católica canonizou apenas Maria não teve pecados graças à vontade de Deus na vida dela; todos os outros são tão sujeitos às falhas quanto qualquer um de nós! Ora, Paulo era um assassino, perseguia os Cristãos (At. 8,1-3; 9,1-2) e, mesmo assim, foi um dos homens mais santos que a Igreja Já teve, claro que não nesse período, mas após sua conversão.
Padre Léo aponta um conceito sobre santidade que sem duvidas é o mais simples de se entender: "Ser Santo é Ser o Melhor!" Sim, isso mesmo! Ser o melhor, mas não é ser melhor do que o outro, e sim o melhor para o outro! Ser o melhor pra Deus!
Importante perceber que, santidade não é o mesmo que Divindade! O culto prestado a esses santos não é o mesmo prestado a Deus. A igreja Católica nos ensina isso com exatidão:
Existem três formas de culto: culto de latria, culto de dulia e culto de hiperdulia
Culto de Latria (em grego quer dizer adorar) é culto prestado Unicamente a Deus como o reconhecimento de sua divindade.
Culto de Dulia (quer dizer honrar) é culto destinado aos santos, por serem amigos de Deus e por terem o seguido aos extremos.
Culto de hiperdulia (acima da honra, porém sem atingir o culto de adoração) é o culto destinado a Nossa Querida Mãe Maria, por ter sido a escolhida pra gerar nosso salvador.
Portanto irmãos, mais uma vez eu vos digo, não há o porquê de ter receio de participar das celebrações Católicas por achar que em alguma existe adoração aos santos, ou qualquer tipo de infração aos mandamentos de Deus, pode confiar, Cristo mesmo nos disse: “As portas do Inferno Não prevalecerão (Mt 16,18).” Ou é assim ou então Jesus estava errado!

Que Deus nos dê a sua pa!, Seu irmão,

Fábio

Divirta-se

Na escola a professora pergunta para Mariazinha:
_ Mariazinha, do que você mais tem medo?
_ De mula-sem-cabeça, professora.
_ Isso não existe, é apenas lenda.
_ E você, Pedrinho?
_ Do saci-pererê, professora.
_ Isso não existe, é apenas lenda.
_ E você Joãozinho; do que mais você tem medo?
_ Do malamen professora.
_Malamen??? O que é o malamen?
_ Não sei, mas deve ser um sujeito muito mal, pois a minha mãe toda noite reza bastante e no final ela fala assim: “Mas livrai-nos do malamen!
Duas formigas chinesas se encontraram:
_ Como é o seu nome?
_ Fu.
_ Fu de quê?
_ Fu miga. E você?
_ Ôta.
_ Ôta de quê?
_ Ôta Fu miga.


Responsável:
Carlos Viturino


Oração, compromisso de vida

Muitas vezes, se define a ORAÇÃO como uma conversa com Deus. Está certo, mas esta conversa é um diálogo. Isto quer dizer que são dois que falam: Deus e eu. Não eu somente.
Diálogo exige escuta, abertura, disponibilidade para mudar. Na verdadeira oração é Deus que fala e que espera uma resposta. É verdade que a vida deve ser oração, mas a vida somente se torna oração quando eu dedico certos momentos explicitamente a um contato direto com Deus. Para a vida toda ser oração é preciso refletir: Onde estão os apelos de Deus? Onde Deus me fala? Quando? Como vou saber o que Deus espera de mim, se não procuro um pouco de silêncio e reflexão?
Podemos afirmar que a oração é “estar na presença de Deus” com abertura e disponibilidade, dizendo: “Senhor, que queres que eu faça?”
Deus pode nos falar de muitos modos. Não ouvimos a sua voz com nossos ouvidos. É de outro modo que Deus se manifesta. Pode ser em acontecimentos e situações da vida, através da leitura da Bíblia, através de uma conversa, um livro, uma pregação, até mesmo deste jornal.
Deus faz um apelo e espera uma resposta, o “sim”. Pode ser difícil dar o “sim”, mas é o que Deus espera de nós.
A oração deve ser sempre sincera e expressar aquilo que você realmente sente e não deve ser rezada automaticamente.
Não podemos esquecer que o canto também é uma forma de oração, desde que se reflita a sua mensagem.
Ore sempre!








Neste novo artigo, você terá todos os meses pequenas mas grandiosas mensagens para o seu crescimento espiritual. É um mix de sabedoria que vem com o objetivo de edificar sua fé. Esperamos que você tome posse dessas palavras simples, mas de muito valor!!!

Toma posse...

“Não tenhas medo, mas continua a falar e não cales. Estou contigo e ninguém se aproximará de ti para te fazer mal”.
At. 18, 9-10



A vida vale a pena ser vivida.
E com Cristo toda vida é mais vida.
Nosso Deus, que fez a mim e a você, nunca poderia de seus filhos esquecer.
Pe. Reginaldo Carreira


Faça tudo com amor!
Tudo o que é feito sem amor sai mal feito, e tende a destruição.
Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da humanidade porque só o amor é positivo.
Tudo o que não é amor é negativo.
Faça tudo com amor, porque o próprio Deus é AMOR.



“Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom ou para que ele se torne bom”.
Santo Agostinho


Responsável: Carlos Viturino

Dia de Reis


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo o hagiológio foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A data marca o dia de Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalinos.


É pra você: Enfermo


Que neste ano de 2008 possamos traçar nossos objetivos e lutar para que os mesmos se realizem. Em especial aos enfermos, que muitas vezes estão sem esperança, mas que há alguém que sempre olha por todos, principalmente aqueles que estão aflitos, e esse alguém não nos abandonará. O seu nome é Jesus Cristo; esse sim nos ama sem distinção.
Por isso, em ocasião do dia do enfermo (14 de janeiro), dedicamos a mensagem a seguir a todos os enfermos para que reflitam e vejam o que ela quer lhes dizer.
"A caixinha de Deus”
Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.
Ele disse:
- Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada.
Eu entendi suas palavras e, nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto minhastristezas guardei. Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta continuava tão leve quanto antes. Curioso, abri a preta. Eu queria descobrir o porquê, e vi na base da caixa umburaco pelo qual minhas tristezas saiam. Mostrei o buraco a Deus e pensei alto:
"Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar..."
Ele sorriu gentilmente paramim e disse:
- Meu filho, elas estão aqui comigo!
Perguntei:
- Deus, por que me deu as caixas? Por que a dourada inteira e a preta com o buraco?
- Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos... E a preta é para você deixarir embora suas mágoase tristezas... Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais felizes e deixar ir emboraas tristezas..

Silvânia


Testemunhas de CRISTO

Olá! Quero convidar você para mais uma vez conhecer um testemunho de vida. Leia com atenção!

“Na minha história há vários testemunhos, mas vou contar um que aconteceu antes do meu nascimento. Quando a minha mãe estava grávida de seis meses ela levou um susto e com isso eu não mexi mais na barriga dela. Também passei mais de nove meses para nascer e por causa deste susto tive um problema que foi falar com dificuldade. Mas este problema não é nada pra mim, dou graças a Deus por existir, pois se não fosse Ele eu não existia.
Deixo aqui uma mensagem, quem tem algum problema não deixe que este problema tome conta de você, pois Deus te ama de qualquer jeito”.
Reysiane.


Responsável:
Verônica Soares
veronicasoares28@hotmail.com


Viva a vida com saúde

Olá, pessoal! Vamos para a dica deste mês?!

Feridas

Todo ferimento deve ser tratado o mais breve possível. O tratamento:
· Lavar o ferimento com bastante água e sabão, não deixando sujeira como terra, areia, etc.;
· Aplicar iodo;
· Se a área atingida for grande, pode-se cobrir com gaze, trocando o curativo uma vez por dia;

Em ferimentos profundos e externos é necessário controlar a hemorragia, proteger as lesões, prevenir o estado de choque e procurar um serviço médico.


Cristiane

Você sabia?

Um dos primeiros territórios habitados a receber o sol do ano novo é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia. Na virada de ano de 1999 para 2000, um fazendeiro do lugarejo, que tem apenas 55 habitantes, vendeu para o governo neo-zelandês, por 104 mil dólares, os direitos de transmissão da alvorada numa das colinas de sua propriedade.

História do mês

Lutar pelos seus sonhos

Verusca, desde pequena, só tinha conhecido uma paixão: ser uma grande bailarina do Bolshoi. Seus pais haviam desistido de lhe exigir empenho em qualquer outra atividade.
Um dia, Verusca teve sua grande chance. Conseguira uma audiência com Davidovitch, grande bailarino do Bolshoi, que estava selecionando aspirantes para a Companhia. Dançou como se fosse seu último dia na terra. Colocou tudo que sentia e que aprendera em cada movimento, como se uma vida inteira pudesse ser contada em um único compasso. Ao final, aproximou-se do bailarino e lhe perguntou:
_ Então, o senhor acha que eu posso me tornar uma grande bailarina?
_ Não! – Disse Davidovitch. Na longa viagem de volta para casa, Verusca, em meio às lágrimas, imaginou que aquele “não” nunca mais deixaria de soar em sua mente. Meses se passaram até que pudesse novamente calçar uma sapatilha. Dez anos mais tarde, Verusca, já uma estimada professora de balé, criou coragem para ir à apresentação anual do Bolshoi em sua cidade. Sentou-se bem à frente e notou que o senhor Davidovitch ainda era o bailarino principal. Após o concerto, aproximou-se do cavalheiro e lhe contou o quanto ela queria ter sido bailarina do Bolshoi e quanto doera, anos atrás, ouvir dizer que não seria capaz.
_ Mas, minha filha, eu digo isso a todas as aspirantes. – Respondeu o senhor Davidovitch.
_ Como o senhor poderia cometer uma injustiça dessas? Eu dediquei toda minha vida a isso! Todos diziam que eu tinha o dom. Eu poderia ter sido uma grande bailarina se não fosse o descaso com que o senhor me avaliou!
Havia solidariedade e compreensão na voz do bailarino, mas não hesitou ao responder:
_ Perdoe-me, minha filha, mas você nunca teria sido grande o suficiente se você foi capaz de abandonar seu sonho pela opinião de outra pessoa.

Autor desconhecido


Resp. : Rafaela de Jesus


Espaço do leitor

A paz de Cristo, queridos leitores!
Só temos o que agradecer a Deus por tanta graça. Mais um ano estamos ganhando de nosso Pai e como sempre, pessoas ao nosso lado trazendo gestos de amor e unidade. Vejamos a linda mensagem trazida pela nossa leitora Emanoela Patrícia:
“Na trajetória da vida há momentos ou datas em que sua recordação torna-se inesquecível em função da personalidade do ser humano. Que a estrela de Belém, que surgiu como anunciação do marco da história da salvação através de Cristo Jesus, possa conduzir a sua vida transformando-a em nascimentos, alegrias e novos ideais.
Desde já, desejo a todos vocês, leitores, um 2008 iluminado, cheio de paz e amor nos corações e um ano repleto de realizações para todos!

Um grande abraço!

Reysiane e Luziane

Edificando a fé

Livro: Na trilha de um vencedor – Adelita Rozetti Um livro infanto-juvenil em formato de bolso, contando a história do nosso saudoso João Paulo II.
“Antes de tomar grandes decisões na vida, um garoto decidiu-se por Deus...Enfrentou fome, guerra, solidão, mas não desistiu de amar... tornou-se um herói.
Desafie seu filho a ler este livro e você vai ver a diferença...Com 164 páginas de pura emoção... totalmente ilustrado!

Livro: Jovens Sarados – Pe. Léo
Neste livro, o autor aborda a condição do jovem nos dias atuais, desde os relacionamentos afetivos, familiares e entre amigos até o envolvimento com as drogas.

Carlos Viturino.


Aniversariantes






Olá, amigos!
O ano de 2007 foi muito bom, mas 2008 será melhor ainda, pois vamos trazer muitas novidades! Começamos o ano bem, pois existe você que está iluminando o nosso jornal! Parabéns para os aniversariantes!

27 – Maria José 31 – Jonas (JCM)

“Pequeno é aquele que odeia os grandes. Grande é aquele que ama os pequenos!” (Santa Terezinha do Menino Jesus)Ivandicleide Silva






segunda-feira, 17 de março de 2008

Jornal de Dezembro/2007

NOSSO tema, NOSSA capa!






























Olá irmão, que bom estar aqui mais um mês com você. Como estamos no período do Natal, o tema escolhido para esse mês foi: NASCE O MESSIAS. E para nossa capa trouxemos um desenho que lembra o lugar onde Jesus nasceu, um lugar pobre, bem simples. Pra falar um pouco sobre isso trago um trecho de um artigo feito por Laura Cordeiro (Evangelizadora Infantil) do site: www.rccbrasil.org.br veja: “Pode até parecer estranho que um Rei, o Filho de Deus, Senhor de tudo, nasça em uma manjedoura, em um lugar sem conforto, sem luxo. Deus poderia muito bem ter escolhido que Jesus nascesse em uma família rica, com um palácio e muito ouro. Mas Ele preferiu escolher pessoas de coração puro, para mostrar que a bondade d’Ele é para todos: pobres, ricos, negros, índios, japoneses, homens, mulheres, crianças...
Deus preferiu o amor, ainda que Jesus viesse ao mundo de maneira pobre. Que neste Natal, você pense muito mais na alegria de ter sua família, de estar vivo, de poder estudar ou de ter um trabalho e de ter uma caminha bem quentinha. Por falar em caminha bem quentinha, já pensou em um lugar para comemorar o nascimento de Jesus este ano? Preparou um lugar para ele nascer? Acho que o seu coração tem um lugar que cabe não só Jesus, mas toda a sagrada família”.
Um feliz Natal!
Luiz filho


Editorial

Existe lugar no seu coração para nascer Jesus, o nosso Salvador?

Certamente, em Belém, José bateu nas portas de muitas hospedarias, buscando um lugar para sua Sagrada Família, mas não havia lugar para eles.
E “o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14.).
Está próximo de abrirmos o nosso coração para receber Ele que nos dá a paz de cada dia.
Por esse motivo, fiz essa pergunta de início!
E ainda lhe digo, não deixe Jesus nascer nos “arredores” de sua vida.
Faça-o nascer dentro do seu coração. Deixe o pecado, o rancor... de lado, e esteja com este ambiente limpo para a vinda do Senhor.
Dado o recado, vejamos o que o nosso jornal nos traz neste mês!
Estaremos falando do Natal, esta festa de muita alegria e paz; refletiremos um pouco sobre a Imaculada Conceição, teremos mais um tema da nossa série Preconceito, desta vez falando das pessoas com AIDS ou DST; em comemoração ao Dia da Família, dia 08 de Dezembro, o artigo Conviver em Família, falará sobre a Espiritualidade da família cristã, e muito mais!
Que neste natal todos vocês passam dizer com muita confiança:
“Vem Divino amigo, Mestre e Senhor, nascer também em nossos corações!”
Vem trazer a tão sonhada paz e implantar aqui o Reino dos céus.
Vem fecundar em nós o verdadeiro amor e, pela graça e misericórdia, fazer de nós luz do mundo e sal da terra.
Fiquem todos com a paz do Senhor e que este ano de 2008 seja de muitas graças para todos vocês. Pois eu já me sinto vitorioso com a graça de Deus, pois tomo posse dessa benção que fecunda o meu coração; tome posse você também.

Carlos Vitturino
08 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição Dogma da Imaculada Conceição

Dogma é um ponto da doutrina Católica que significa verdade da fé, uma verdade divina, irrevogável e indiscutível. Imaculada Conceição de Maria significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Maria nunca experimentou o pecado durante sua vida. Jesus é concebido num seio virginal que jamais conheceu a desobediência a Deus. Estamos diante de um fato que nossa inteligência não consegue abranger nem explicar por inteiro. O privilégio da Imaculada Conceição não se refere ao fato de Maria de Nazaré ter sido virgem antes, durante e depois do parto de Jesus. Refere-se ao fato de Deus havê-la preservado da mancha com que todas as criaturas humanas nascem, mancha herdada do pecado cometido por Adão e Eva. A teologia chama esta mancha de 'pecado original'. Original, não porque nascemos como fruto de um ato sexual. Mas original, porque se refere à origem de toda a humanidade, ou seja, aos nossos primeiros pais, que a Bíblia chama de Adão e Eva.
Maria é a grande colaboradora na obra da Salvação da Humanidade. Ela é isenta de toda a culpa do pecado original. Deus em sua bondade infinita a encheu de graça e ela aceitou plenamente o plano de Deus em favor de toda a humanidade. A saudação do anjo confirma esta realidade. Ele afirma: “...cheia de graça,o Senhor está contigo”(Lc1:28). Maria é cheia de Graça, é envolvida totalmente pelo amor de Deus e aceita este amor de forma misteriosa. “Para Deus nada é impossível”(Lc1;37). Ele pode nos criar e nos salvar mesmo que sejamos incompetentes no uso de nossa liberdade. Nossa Senhora foi a restauradora da ordem perdida por meio de Eva. Eva nos trouxe a morte, Maria nos dá a vida. O que Eva perdeu por orgulho, Nossa Senhora ganhou por humildade.
O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, sucessor de São Pedro e herdeiro da promessa de Cristo- “Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu”(Mt 16:19)- no dia 8 de dezembro de 1854. Quatro anos depois de proclamado o dogma, Nossa Senhora apareceu em Lourdes, na França, à menina Bernadete, simples e analfabeta, que perguntava insistentemente à visão quem era ela, recebeu como resposta, cercada de terníssimo sorriso: 'Eu sou a Imaculada Conceição'.
Eis a chave de ouro que encerra a tradição ininterrupta dos Apóstolos.
Lindoberg Campos

PRECONCEITO/ Pessoas com AIDS ou DST


Finalizando a série de reflexões sobre PRECONCEITOS, meditemos um pouco este mês acerca de um preconceito ainda grande em nossa sociedade: aquele contra as pessoas que são portadoras do HIV e de DST (Doenças sexualmente transmissíveis). Contata-se que esta discriminação tem sido a maior barreira para o combate à epidemia das doenças.
O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que atualmente é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma referência para o mundo. Com a adoção do Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), espera-se que os brasileiros se livrem dos preconceitos contra a doença e seus portadores e se tornem mais solidários. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários.
Betinho (Herbert de Sousa), em uma carta destinada a Fidel Castro, dizia: “Os doentes de AIDS podem passar a maior parte de seu tempo em suas próprias casas ou desenvolvendo atividades úteis, em vez de se verem presos, segregados, discriminados como seres destinados a esperar a morte no leito da proteção pública”. Ainda na mesma carta, ele diz: “A doença não pode ser um pretexto para que se retire de mim o direito à cidadania”.
É necessário fazer uma reflexão mais aprofundada a respeito deste preconceito. Qual seria a posição de Cristo se Ele vivesse na Terra nos nossos dias? No Tempo que Jesus aqui viveu já existia preconceito contra algumas doenças, e Ele tentava trazer de volta para o seio da sociedade as vítimas deste preconceito. Um exemplo é a cura de uma mulher que sofria de um fluxo de sangue constante (Mt 9,18-22). Os leprosos deviam viver separados e andar com uma sineta para que ninguém se aproximasse. E Jesus devolveu a “vida” a muitos deles.
É preciso repensar nossos conceitos e analisar nossas ações: será que estamos também devolvendo a “vida” ou “matando” nossos irmãos?

Um abraço,
Eva Oliveira
evajcm@hotmail.com
Divirta-se

A mulher vê o marido contrair a barriga quando ele está se pesando na balança do banheiro.
Imaginando que o intuito era diminuir o peso, ela diz:
- Isso não adianta.
- Adianta sim – rebate ele.
- De que outra maneira vou enxergar os números?


· Papai, você sabe escrever no escuro?
- Acho que sim, filho. O que você quer
que eu escreva?
- Seu nome no meu boletim.
Responsável:
Carlos Viturino.

Testemunhas de Cristo

Olá irmão! Leia com atenção mais um testemunho; você vai gostar!
“Certo dia, quando nada mais parecia fazer sentido, passei a analisar melhor a minha vida e percebi que um vazio enorme existia precisando ser preenchido. Não freqüentava a igreja desde o dia em que tinha feito a Crisma, e o tempo passava... Até que um dia senti a necessidade de ir à missa, talvez eu encontrasse lá o que procurava. Ao chegar, vivenciei todos os momentos da celebração. Eu já sabia da existência do grupo jovem, porém, não tinha contato com nenhum componente, mas o entrosamento e a participação deles me chamou a atenção e mais que depressa desejei estar ali, junto com eles louvando e adorando, e passei a freqüentá-lo. Lá, fui incentivada por um dos músicos a aprender e conseqüentemente tocar.
A partir daí não pude deixar de notar e sentir que as coisas estavam tomando outro rumo, que em casa estava melhorando a situação, que o trabalho era mais prazeroso, que as conversas com os colegas eram mais saudáveis... Bênçãos e mais bênçãos aconteciam, não que não houvesse dificuldades, mas elas eram superadas com mais facilidade, paciência e sabedoria.
Posso afirmar que um triunfo em minha vida aconteceu, eu ouvi o chamado e fui contribuir com as obras do Senhor, eu não estava preparada, mas fui capacitada (e estou sendo) por Ele e até hoje presto serviços à igreja e peço forças para continuar a crer e a confiar no grande amor que tem Deus por mim, pois estar na presença do Senhor vale mais que qualquer outra coisa deste mundo".
Simone Lima.
Responsável:
Verônica Soares.
veronicasoares28@hotmail.com

Eis que nasce um menino

"Uma virgem conceberá, e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco." (Is 7,14)

Como vimos acima, a vinda do Rei Salvador à terra já era anunciada desde as Escrituras do Antigo Testamento. Eis que nasce um menino em Belém, veio ao mundo como todos nós e a pedido do Anjo do Senhor; José lhe deu o nome de Jesus, que significa: Deus Salva.
A vinda de Jesus despertou reações diferentes e

até inesperadas, pois, os que conheciam as Escrituras viam em Jesus uma ameaça para o seu próprio modo de viver. E é por esses tipos de reações entre outras que enquanto Jesus ainda era bebê, “o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e disse: ‘Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo’.” (Mt 2,13) e assim se fez. Mas Jesus voltou, cresceu, nos ensinou a amar e deu a sua vida para nos salvar, cumprindo a vontade de Deus.
Estamos chegando ao período do Natal, período este em que celebramos o
nascimento de Jesus. Mas infelizmente apesar de toda a trajetória Dele desde antes do nascimento com o sim de Maria, até após a morte com a ressurreição, a humanidade ainda não aprendeu a fazer a única coisa que Deus quer de nós, que amemos uns aos outros como a nós mesmos e como Jesus nos ama.
Que neste Período do Natal não fiquemos apenas na reflexão, mas busquemos mudanças, vamos mudar o nosso modo de viver, agir e pensar, coloquemos em prática tudo o que Jesus nos ensinou: AMAR!


Eis que nasce um menino dentro de nossos corações ano pós ano, não o esqueçamos, permitamos que ele cresça e possa nos ensinar como viver, agir, e principalmente, como AMAR!

Um feliz natal e um ótimo ano novo!
Luiz Filho.
luizjcm@hotmail.com
http://www.luizjcm.blogspot.com/

História do mês


A corrida dos sapinhos

Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os apinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.
Quando nós vamos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que não vamos conseguir.
Seja surdo aos apelos negativos!

Resp.: Rafaela de Jesus
Viva a vida com saúde

A nossa dica deste mês a seguinte: Convulsões
A convulsão é um ataque causado por descargas desordenadas de ação elétrica nas células celebrais que produzem movimentos involuntários e incontroláveis dos músculos e, em geral, perda de consciência. Em crianças pequenas podem ser causadas por traumatismo craniano, febre alta e desidratação grave. Em adultos, por intoxicação, epilepsia, meningite, malária ou tétano.

Cuidados:
· Proteger a cabeça; em caso de febre, procurar baixá-la com banho ou compressa;
· Afrouxar as roupas;
· Evitar que a vítima se machuque, afastando-a de objetos duros e pontudos;
· Colocar um lenço dobrado entre os dentes da vítima para impedir que ela morda a língua;
· Afastar curiosos;
· Não dar nada pela boca; (como sal)
· Não dar tapas;
· Não segurar a vítima (deixa-la debater-se);
· Não jogar água fria;

Espere até que o ataque cesse. Acompanhe a vítima até o hospital ou residência, pois, ela se encontrará esgotada.

Cristiane



Espiritualidade da família cristã
Na família existem coisas muito valiosas onde a mais venha a ser a sua religiosidade, pelo fato desta (família) ser reconhecida como exemplo.

Os problemas, as más situações não vão sumir de imediato sendo este grupo social tão religioso. O próprio Jesus nos convida a estar ao seu lado para que ele possa nos ajudar a carregar o peso da nossa cruz.

Com isso, quero dizer que, muitos de nós pensávamos assim: “se tenho Jesus logo não tenho problemas;” no sentido figurado ou não, a realidade é a seguinte: “se tenho Jesus ao meu lado venço todos os meus problemas,” com rapidez ou não.
Uma família que se apóia na palavra de Deus e em seu amor, merece todo o respeito, atenção e
carinho, dádivas vindas de seus companheiros e do nosso Salvador.
Sejam, ou façam parte deste elo de ligação (família-Deus), ou melhor, vivam uma linda história familiar com Deus!
Até a próxima!
Janaína Anália

Espaço do leitor

Queridos irmãos, queremos apresentar neste mês a opinião da assinante Mª Aparecida, que em pequenas palavras descreve a importância deste pequeno jornal em sua caminhada:

“Olá leitores do JCM, quando li este jornal pela primeira vez, fiquei encantada com a riqueza que nos oferece. Ele é de suma importância para todos nós, pois aborda temas diversificados. Os quais se tornam uma leitura prazerosa.
Também é através deste jornal, que venho enriquecendo minha prática escolar refletindo com meus alunos essas infamações importantíssimas. Quero parabenizar todos os responsáveis pela elaboração deste jornal e continuem com esse dinamismo e criatividade.
Um abraço da leitora; Maria Aparecida para todos que fazem o J.C.M”.

Então agradecemos as palavras de valorização e força de Maria Aparecida e agradecemos em 1º lugar a Deus Pai por sempre nos agraciar com a ajuda de várias pessoas boas, como vocês assinantes e leitores do nosso jornalzinho, pois se o nosso trabalho está caminhando graças a Deus, é porque também contamos com a ajuda de cada um de vocês.
Reysiane e Luziane.

É pra você jovem
Neste mês viemos por meio do poema abaixo mostrar quão é a importância da juventude no futuro de cada país, pois sabemos que a juventude hoje é o futuro amanhã. Leia (m) e reflita (m).
Jovem Moderno

Juventude riqueza,
Juventude beleza,
Primavera da vida,
Entre os espinheiros.

É o jovem dinâmico,
Belo e astuto,
Intranqüilo e perdido
Sonhador de tudo.

Causa de (jubilo),
Causa de estudo,
Intranqüilo e perdido,
Parece absurdo.

Não lhe negam ilusões,
Alienam os seus planos,
Ousam, da paz, afastá-lo
Sem, porém, visar os danos.

É o jovem da máquina,
É a máquina do jovem,
Ambos são ambos:
Um sentido não têm.

Como a flor a desabrochar,
Eis o jovem a se realizar
Maldição de espinheiro
Como ousa atrapalhar!

É o ativo dinâmico jovem
Hoje, é desocupado e perdido;
Não é natural seu destino
Mas, algo empreendido.

Autor: Gilvan Ananias
Ana Paula e Silvânia

Edificando a fé

· CD Deus vai além – Márcio Todeschini
O álbum revela a importância da presença de Deus nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia. Deus vai além, é como uma força de expressão para a honra e Gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus vai além muito mais do que nossos olhos podem ver.

· CD Viver de fé – Ir –Kelly Patrícia
O álbum possui 15 músicas, cada uma com seu estilo próprio, ricas em arranjos e conteúdo.
O CD possui músicas de Santa Terezinha que viveu na fé. Viver de fé é um chamado a viver no chão batido da fé, enquanto estamos na terra, que não é nossa pátria, é ela que nos dá esta visão, um outro olhar sobre os acontecimentos.
“Fé, o verdadeiro alimento para a vida.”
Carlos Viturino

Você Sabia?

O historiador inglês São Bedas (673-735) foi o primeiro a citar os nomes e descrever os três Reis Magos. Cada um deles representa uma raça: a branca, a amarela e a negra. O africano Baltazar, com cerca de 30 anos, o asiático Gaspar, com 15 anos, e o europeu Melchior (ou Belchior), com aproximadamente 40 anos, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus, e lhe ofereceram presentes: mirra (resina extraída da árvore de mesmo nome), em sinal de sua humanidade; incenso, para representar a divindade do Menino Jesus; e ouro, em homenagem à sua realeza. No Brasil, as primeiras imagens dos Reis Magos chegaram de Portugal, em 1752, destinadas ao Forte dos Reis Magos, no Rio Grande do Norte.
Responsável: Josinaldo
Aniversáriantes

Olá amigos em Cristo!
Natal chegou! E mais uma vez Jesus Cristo nasce em cada coração para que a paz reine sobre o mundo inteiro. Parabenizemos nossos irmãos:


04- Elisângela Mª
06- Dorinha (J.C.M)
07- Mª da Conceição
08- Dora (J.C.M)
08- Ivanilson
10-Jackson (J.C.M)
14- Iara Torres
15- Cilene
15- Romayne Henrique
17- Adriana Rodrigues
18- Luiz Filho
20- Mª Gorette
23- Ana Paula (J.C.M)
24- José Francisco
26- Mª da Conceição
28- Mª Lúcia da Fonseca
28- Ivanice Mª
30- claudeni


Pensamento: “Quem quer levar uma vida pura, deve está sempre pronto para o sacrifício”. (Gandhi).

Chegou outro final de ano


Corremos para dar conta de nossas obrigações. Vamos tão rápido que, por vezes, deixamos de retribuir um carinho, um sorriso, um olhar...

Mas agora, o momento é de renovação e reflexão.

Vamos sentir o verdadeiro espírito de Natal!
Vamos participar do verdadeiro nascimento!
Daquele nascimento que nos trouxe a Salvação!

Vamos nos doar ao próximo, assim como Jesus a nós se doou.
Vivemos o espírito de Natal nos confraternizando e distribuindo afagos e gestos de amor...

E façamos com que este sentimento perdure durante toda a nossa vida, não só neste final de ano.
Façamos do tempo “um tempo” mais justo, mais humano e carregado de amor, nos confraternizando no sorriso e na dor!
Feliz Natal!!!
Um Novo Ano de fé e Esperança.
São os votos do Jornal JCM e de todos que fazem o grupo JCM.

E agradecemos por terem sido nossos companheiros durante todo este ano de 2007. E o ano de 2008 vem com muitas surpresas pra você.

Fiquem todos na paz do Senhor!

sábado, 8 de março de 2008

Novembro/2007

NOSSO tema, NOSSA capa!

Olá irmão, como o dia 25 de novembro é o dia dedicado ao doador de sangue o tema deste jornal não poderia ser outro se não DOANDO VIDA! Escolhemos através da nossa capa homenagear o hemope. Veja o que é, e a história da sua fundação:
Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos segmentos de Hematologia e Hemoterapia, através da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados.Sua missão é desenvolver ações de saúde na área do sangue, no Estado de Pernambuco, produzindo bens e serviços e promover e disseminar conhecimento, aportado nos valores do respeito, da transparência, da competência, do fortalecimento, da segurança, da satisfação e do compromisso.
Surgido da necessidade da implantação de prática hemoterápica moderna no Estado, o Hemope passou a otimizar o uso do sangue coletado, a exercer um maior controle sorológico e a desenvolver novos procedimentos que asseguram uma maior qualidade do produto sanguíneo e sua compatibilidade entre o doador e o receptor, garantindo a oferta de um produto de excelente qualidade para as redes hospitalares pública e privada.
Nos serviços de Hematologia, a Fundação Hemope se destaca como referência no Estado em diagnóstico laboratorial e tratamento das patologias do sangue, atuando, também, no desenvolvimento da medicina transfusional e no apoio aos serviços de transplante de órgãos em Pernambuco, no particular aspecto da histocompatibilidade de doadores e receptores.O Hemope conta ainda com um hospital para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao tratamento hematólogico, dispondo de quarenta leitos, serviço ambulatorial, serviço de pronto atendimento, hospital-dia, serviço odontológico e acompanhamentos fisioterápico e psicológico, bem como terapia transfusional para os portadores de hemopatias.
Parabéns a todos os doadores de sangue pois o sangue é vida e através deste ato vocês estão salvando muitas vidas, e você que não é doador pode ser um, existe uma sede o hemope aqui perto em Caruaru.Fiquem com Deus!
Luiz Filholuizjcm@hotmail.comwww.luizjcm@blogspot.com
Fonte: http://www.hemope.pe.gov.br/
Editorial

Construa sua casa sobre
ESSA ROCHA CHAMADA JESUS!!!!!!

É, meu irmão estamos quase no término do nosso ano de 2007. Mas neste mês de novembro, nosso jornal vem recheado de coisas boas é só conferir!
Vamos frisar o dia de todos os Santos, onde também lembramos dos nossos entes e irmãos queridos.
É momento de espera, pois Ele a Rocha virá; estamos falando do advento que com suas quatro semanas da inicio ao ciclo do Natal.
Daremos destaque ao dia nacional da consciência negra; lembrando dos nossos irmãos negros que são muitas vezes discriminados por tantos.
E claro que não deveríamos deixar de falar dos doadores de vida, pois dão do seu próprio sangue para fazer muitas vezes renascer uma vida! Parabéns a todos os doadores de sangue.

Espero que aproveitem o máximo do nosso jornal e fiquem todos na paz do Senhor Jesus.

Carlos Vitturino
carlosvitturinodc@hotmail.com
O que são as imagens?
Olá irmãos e irmãs, tendo terminado as matérias sobre os sacramentos, volto agora tratando desse assunto que é tão importante que entendamos.
A primeira coisa que é preciso saber é que existe uma diferença entre IMAGEM e ÍDOLO, Vejamos:
Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19).

A Bíblia reza no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel" (Jos 7, 6). Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel? Podemos perceber então que Deus proíbe a idolatria e não o uso de imagens! Basta vermos que o mesmo Deus, que no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20).

Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29). Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é

contraditório ou fazer imagens não é idolatria!
Irmãos, portanto podemos concluir que o problema não está nas imagens, e sim no culto que se presta a elas, risco que não corremos, pois não se vê por ai Católico algum dizendo que o santo tal é maior que Deus, respeitamos as imagens como lembranças daqueles que com seu exemplo nos mostraram como seguir a Cristo.
Deus seja Louvado!

Fábio.

PRECONCEITO/ Negros

Em ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra (25 de novembro) reflitamos um pouco sobre o preconceito ainda existente perante os irmãos de cor negra. É difícil entender como é que diante de tanta modernização, tecnologia, avanço, ainda exista este preconceito tão medíocre. É inadmissível tratar alguém com menosprezo por causa da sua cor.
E até acho que aquelas cotas destinadas a estudantes de cor negra nas universidades é mais uma forma de preconceito racial, pois separa o que deve ser do “branco” e o que deve ser do “negro”. Em que século estamos?! É preciso abrir os olhos para o que realmente importa. Estamos nos detendo a coisas insignificantes.
O próprio Cristo conversando com os fariseus, diz: “Vós julgais segundo a aparência” (Jo 8,15). Em outra citação Ele vem nos falar que “o que sai do homem, isso é o que mancha o homem” (Mc 7,20).
Sejamos, pois, sábios e prudentes ao tratar as pessoas, pois independente de cor, raça, religião, etc., somos todos filhos do mesmo Pai.
Um abraço,
Eva Oliveira
evajcm@hotmail.com
Divirta-se

· A senhora se comoveu ao ver um garotinho na ponta dos pés tentando apertar a campainha.
Com pena do menino, ela decidiu ajuda-lo:
- Deixe que a titia apertar para você.
E apertou. O garoto olhou para a senhora e disse:
- Legal! Agora vamos sair correndo.
Ao fim da prova:
- Como você se saiu?
- Muito mal. Entreguei a prova em branco.
- Eu também. Espero que o professor não pense que foi cola.

Responsável:
Carlos Viturino
Testemunhas de Cristo

Queridos leitores, é com grande alegria que venho lhes trazer mais um testemunho, e este é mais um milagre de Cristo Jesus. A nossa irmã não quis se identificar, mas não poderia deixar de contar as maravilhas que o Senhor fez em sua família.

“Recebi a graça da libertação do meu filho”.
Em dezembro de 2004 vivi momentos muito difíceis com o meu filho, pois todas as noites ele ficava em estado de loucura quando dormia. Precisava o pai e eu o segurarmos, pois ele se jogava contra a parede, gritava, era um horror. Nós pegávamos nas mãos, os três, e rezávamos o credo, então ele se acalmava e dormia. Eu, como mãe, entrava em pânico, já estava com medo do anoitecer.
Eu falei para o meu marido que nós precisávamos buscar solução e a solução era Jesus. Fomos a Camocim pedir ajuda ao Frei Damião, quando ia chegando no convento, a minha sandália quebrou, mas mesmo assim não desisti. Frei Damião nos atendeu, fez uma oração, deu-me um livro do Cerco de Jericó para rezar em família e nos mandou rezar todo sábado o ofício de Nossa Senhora. Também pediu que eu falasse com Drª Madalena e pedisse oração.
Chegando em casa, troquei a sandália e fui para a Matriz, pois era uma quinta-feira de adoração. Quando cheguei na porta da igreja a outra sandália também quebrou e eu tive certeza que aquilo era o inimigo querendo que eu desistisse. Simplesmente tirei a sandália e entrei, não encontrei Drª Madalena, mas encontrei Madalena Santos. Ajoelhamo-nos e ela rezou pela minha família, e em nome de Jesus, o meu filho foi curado.
Nesse período eu senti a presença do inimigo e a vitória de Deus.
Eu louvo e agradeço a Deus por ter nos libertado deste pesadelo.

Responsável:
Verônica Soares.
veronicasoares28@hotmail.com
Viva a vida com saúde
Olá pessoal!!! Vamos para a dica de saúde deste mês?
Choque elétrico
Traumas elétricos podem ocorrer no lar, no trabalho ou em via pública. Existem fatores que aumentam ou diminuem a intensidade de corrente que passa através do corpo. São eles: condições e local do corpo atingido, duração
do contato, percurso da corrente etc. Geralmente após o choque elétrico, as vítimas costumam ficar em parada cárdio-respiratória. Algumas precauções devem ser tomadas ao socorrer uma vítima:

· Não tocar na vítima até que esteja separada da corrente elétrica:
· Desligar a tomada ou chave geral da corrente elétrica:
· Usar uma vara, ramo seco, corda para afastar ou empurrar o fio elétrico da vítima.
· Tocar apenas em material seco e não condutor de eletricidade;
· Não dar líquidos:
· Providenciar socorro médico
com urgência.
Cristiane.

Dia de todos os Santos

Irmão, este mês celebramos o dia de Todos os Santos, mas você sabe o porque desse dia? A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A nossa Igreja celebra a Festum omnium sanctorum em 1 de novembro seguido do dia de finados em 2 de novembro. O dia de Todos os Santos foi instituído com o objetivo de suprir quaisquer faltas dos fiéis em recordar os santos nas celebrações das festas ao longo do ano, tradição esta desde a composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.
Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidos e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).
Segundo o ensinamento da Igreja, a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Segundo Concílio do Vaticano.
Agora que você já sabe o porque desse dia, celebre-o com devoção. Seja um membro ativo da nossa Igreja, celebebre o dia daqueles que morreram por fazer parte dela.
Fique com a intecessão de Todos os Santos!
Luiz Filho
luizjcm@hotmail.com
http://www.luizjcm.blogspot.com/
História do mês:
EU LÁPIS

O menino olha sua avó que escreve uma carta e a certo momento pergunta:
- Você esta escrevendo uma historia que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma historia sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e ele quer sempre conduzi-lo em direção à sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afinado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços. Procure ser consciente de cada ação.

Responsável:
Rafaela de Jesus
VIVER E CONVIVER

Na família o viver é promissor, pois trata-se de se ter vida, duração, aproveita-la.
Já o conviver, por se trata de viver em comum, ou melhor, em comunhão (com alguém), não deixe de prometer muito, mas muitas vezes por esperarmos que as boas promessas caiam do céu, aí é que se chega ao término desta tal convivência amorosa entre a família.
Como vimos nas nossas leituras anteriores desta artigos o CONVIVER é sim algo que devemos cuidar bem, ou seja, cultivar cotidianamente, conquistando, acompanhando, compartilhando com os seus as alegrias e tristezas... do contrário, não chegaremos assim a um denominador comum que venha a ser a vitória de Deus sobre o mal que tanto cerca os casais de hoje.
Jesus tem algo promissor para nós cassais, Ele em sua grandeza quer nos guiar com seu braço extremamente forte para então vivermos ( em comunhão ) bem uns com os outros para que os frutos desta convivência ( filhos ) sigam e vivam também esta paz que vem do Altíssimo.
Desejo com muito entusiasmo que vocês casais perdurem na convivência, amando-se, respeitando-se até realmente o fim de suas vidas.

Até a próxima ocasião,
abraços carinhosos da colega
Janaína Anália.
Espaço do Leitor
Queridos irmãos!
Fomos feitos para Deus. E quando não vivemos para Deus, procuramos abafar essa carência de muitas maneiras.
Ter fé significa reconhecer que Deus vale mais do que todas as coisas e pessoas juntas. Deus é o bem supremo. É a fonte do amor, da beleza, da felicidade.
Maria José de Lima

Esperamos q tenham gostado das palavras tão bonitas da nossa irmã. Este é seu espaço, fique à vontade para mandar sua opinião, sugestão, mensagem, enfim, aquilo que está em seu coração. Reysiane e Luziane.
É PRA VOCÊ: Doador de sangue

O doador é um alguém com grandioso coração, porque doa-se em favor do seu próximo, seguindo o que Cristo quer. Porém sabemos que doar sangue é um grande gesto de amor, por isso convidamos a quem não é doador a ser um.
Leiamos a mensagem seguinte e pensemos quão grandioso é ser doador.

DECLARAÇAO DE AMOR

Demonstrar o amor é uma forma de deixar a vida transbordar dentro do próprio coração.
A maioria das pessoas estabelece datas especiais para manifestar o seu amor pelo outro: é o dia do aniversario, o natal, o aniversario de casamento, o dia dos namorados.
Para elas, expressar amor é como usar talheres de prata: é bonito, sofisticado, mas somente em ocasiões muito especiais.
E alguns não dizem nunca o que sentem ao outro. Acreditam que o outro sabe que é amado e pronto. Não é preciso dizer.
Conta um médico que uma cliente sua, espera de um homem avesso a externar os seus sentimentos, foi acometida de uma supuração de apêndice e foi levada às pressas para o hospital.
Operada de emergência, necessitou receber várias transfusões de sangue sem nenhum resultado satisfatório para o restabelecimento de sua saúde.
O médico, um tanto preocupado, a fim de sugestioná-la, lhe disse:
- Pensei que a senhora quisesse ficar curada o mais rápido possível para voltar para o seu lar e o seu marido.
Ela respondeu, sem nenhum entusiasmo:
- O meu marido não precisa de mim. Alias, ele não necessita de ninguém. Sempre diz isto.
Naquela noite, o medico falou para o esposo que a sua mulher não queria ficar curada. Que ela estava sofrendo de profunda carência afetiva que estava comprometendo a sua cura.
A resposta do marido foi curta, mas precisa:
- Ela tem de ficar boa.
Finalmente, como ultimo recurso para a obtenção do restabelecimento da paciente, o médico optou por realizar uma transfusão de sangue direta.
O doador foi o próprio marido, pois ele possuía o tipo de sangue adequado para ela.
Deitado ao lado dela, enquanto o sangue fluía dele para as veias da sua esposa, aconteceu algo imprevisível.
O marido, traduzindo na voz uma verdadeira afeição, disse para a esposa:
- Querida, eu vou fazer você ficar boa.
- Por que? Perguntou ela, sem nem mesmo abrir os olhos.
- Porque você representa muito para mim. Você é a minha vida!
Houve uma pausa. O pulso dela bateu mais depressa. Seus olhos se abriram e ela voltou lentamente a cabeça para ele.
- Você nunca me disse isso.
- Estou dizendo agora.
Mais tarde, de com surpresa, o marido ouviu a opinião do médico sobre a causa principal da cura da sua esposa.
Não foi transfusão em si mesma mas o que acompanhou a doação do sangue que fez com que ela se restabelecesse. As palavras de carinho fizeram a diferença entre a morte e a vida.
É importante saber dizer: amo você! O gesto carinhoso, a palavra gentil autêntica, a demonstração afetiva num abraço, delicada carícia funcionam com estímulos para o estreitamento dos laços indestrutíveis do amor.
É urgente que, no relacionamento humano, se quebre a cortina do silencio entre as criaturas e se fale a respeito dos sentimentos mútuos, sem vergonha e sem medo.
A pessoa cuja presença é uma declaração de amor consegue criar um ambiente especial para si e para os que privam da sua convivência.
Quem diz ao outro: eu amo você, expressa a sua própria capacidade de a,ar, mas também, afirmando que o outro é amado, se faz amar e cria amor ao seu redor.
Não basta amar o outro. É preciso que ele saiba que é amado!

“ Doar sangue é um ato de amor ”
Ana Paula e Silvânia
Edificando a fé

É preciso que cada ser aja no mundo com se tivesse consciência de ter sido escolhido para uma tarefa que é o único que pode cumprir. A partir do momento em que ele a descobre e começa a
consagrar-se a ela, lhe parece que Deus está com ele e vela por ele.
Louis Lavelle

Esse pequeno texto nos mostra a importância de darmos um pouco mais de nos mesmos, nas coisas do nosso Pai.

Um pouco mais de mim esse é o tema do novo CD de Ziza Fernandes.
Um Cd que encanta e faz nossas vidas serem transformadas.

Resp.: Carlos Viturino.
Você sabia?

Existem tempestades de rãs e sapos!

Apesar de ser um fenômeno muito raro a “chuva” de rãs, sapos e outros pequenos animais como peixes e lagartixas já foi registrada em vários lugares do mundo. Mas não comece a pensar em pragas bíblicas porque a queda do céu destes bichinhos desafortunados pode ser facilmente explicada cientificamente.
A causa na verdade é bem singela. As fortes correntes ascendentes de ar que encontramos nos tornados ou nas tempestades de alta intensidade podem absorver ou empurrar para cima qualquer objeto ou animal que não tenha sido suficientemente precavido para procurar um refúgio. Por isso ninguém ouve falar em chuva de toupeiras ou coelhos, que procuram abrigo rapidamente em caso de tempestade.
Responsável: Josinaldo
Aniversariantes
OLÁ AMIGUINHOS!!!

O céu está brilhando em festa, pois neste mês estrelas estão de parabéns...

02- Kátia ( JCM )
03- Rosa Virgínia
05- Mª Aparecida
07- Vânia ( JCM )
07- Mª do Carmo
15- Ivandicleide ( JCM )
29- Mª Ivanice
Pensamento:

“ Chegamos a grandeza celeste pela humildade ”
São Bento
Responsável: Ivandicleide Silva

Música que evangeliza

DEUS ME AMA
( Ziza Fernandes )

Deus sabe muito bem

Como eu sou
E não se impressiona
Como que eu faço
Deus sabe muito bem
Como estou
Lutando pra acertar
Em cada passo

Em cada passo

Conhece bem as noites mal dormidas
E as lágrimas tão caras nesta vida
Mas há esperança
Pra quem quer buscar
Amor verdadeiro é querer amar

Hoje eu sei que Deus me ama
Muito mais que eu possa cantar
Mais além dessas palavras
Que o vento vai levar

“ O amor não é cego: isso seria a ultima
“ O amor não é cego: isso seria a ultima
coisa que se poderia dizer dele. O amor
é escravo e, quanto mais escravo for, menos cego ele será.”

G.K. Chesterton.