Deus preferiu o amor, ainda que Jesus viesse ao mundo de maneira pobre. Que neste Natal, você pense muito mais na alegria de ter sua família, de estar vivo, de poder estudar ou de ter um trabalho e de ter uma caminha bem quentinha. Por falar em caminha bem quentinha, já pensou em um lugar para comemorar o nascimento de Jesus este ano? Preparou um lugar para ele nascer? Acho que o seu coração tem um lugar que cabe não só Jesus, mas toda a sagrada família”.
Um feliz Natal!
Luiz filho
Existe lugar no seu coração para nascer Jesus, o nosso Salvador?
Certamente, em Belém, José bateu nas portas de muitas hospedarias, buscando um lugar para sua Sagrada Família, mas não havia lugar para eles.
E “o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14.).
Está próximo de abrirmos o nosso coração para receber Ele que nos dá a paz de cada dia.
Por esse motivo, fiz essa pergunta de início!
E ainda lhe digo, não deixe Jesus nascer nos “arredores” de sua vida.
Faça-o nascer dentro do seu coração. Deixe o pecado, o rancor... de lado, e esteja com este ambiente limpo para a vinda do Senhor.
Dado o recado, vejamos o que o nosso jornal nos traz neste mês!
Estaremos falando do Natal, esta festa de muita alegria e paz; refletiremos um pouco sobre a Imaculada Conceição, teremos mais um tema da nossa série Preconceito, desta vez falando das pessoas com AIDS ou DST; em comemoração ao Dia da Família, dia 08 de Dezembro, o artigo Conviver em Família, falará sobre a Espiritualidade da família cristã, e muito mais!
Que neste natal todos vocês passam dizer com muita confiança:
“Vem Divino amigo, Mestre e Senhor, nascer também em nossos corações!”
Vem trazer a tão sonhada paz e implantar aqui o Reino dos céus.
Vem fecundar em nós o verdadeiro amor e, pela graça e misericórdia, fazer de nós luz do mundo e sal da terra.
Fiquem todos com a paz do Senhor e que este ano de 2008 seja de muitas graças para todos vocês. Pois eu já me sinto vitorioso com a graça de Deus, pois tomo posse dessa benção que fecunda o meu coração; tome posse você também.
Carlos Vitturino
Maria é a grande colaboradora na obra da Salvação da Humanidade. Ela é isenta de toda a culpa do pecado original. Deus em sua bondade infinita a encheu de graça e ela aceitou plenamente o plano de Deus em favor de toda a humanidade. A saudação do anjo confirma esta realidade. Ele afirma: “...cheia de graça,o Senhor está contigo”(Lc1:28). Maria é cheia de Graça, é envolvida totalmente pelo amor de Deus e aceita este amor de forma misteriosa. “Para Deus nada é impossível”(Lc1;37). Ele pode nos criar e nos salvar mesmo que sejamos incompetentes no uso de nossa liberdade. Nossa Senhora foi a restauradora da ordem perdida por meio de Eva. Eva nos trouxe a morte, Maria nos dá a vida. O que Eva perdeu por orgulho, Nossa Senhora ganhou por humildade.
O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, sucessor de São Pedro e herdeiro da promessa de Cristo- “Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu”(Mt 16:19)- no dia 8 de dezembro de 1854. Quatro anos depois de proclamado o dogma, Nossa Senhora apareceu em Lourdes, na França, à menina Bernadete, simples e analfabeta, que perguntava insistentemente à visão quem era ela, recebeu como resposta, cercada de terníssimo sorriso: 'Eu sou a Imaculada Conceição'.
Eis a chave de ouro que encerra a tradição ininterrupta dos Apóstolos.
PRECONCEITO/ Pessoas com AIDS ou DST
O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que atualmente é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma referência para o mundo. Com a adoção do Dia Mundial de Combate à AIDS (1º de dezembro), espera-se que os brasileiros se livrem dos preconceitos contra a doença e seus portadores e se tornem mais solidários. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários.
Betinho (Herbert de Sousa), em uma carta destinada a Fidel Castro, dizia: “Os doentes de AIDS podem passar a maior parte de seu tempo em suas próprias casas ou desenvolvendo atividades úteis, em vez de se verem presos, segregados, discriminados como seres destinados a esperar a morte no leito da proteção pública”. Ainda na mesma carta, ele diz: “A doença não pode ser um pretexto para que se retire de mim o direito à cidadania”.
É necessário fazer uma reflexão mais aprofundada a respeito deste preconceito. Qual seria a posição de Cristo se Ele vivesse na Terra nos nossos dias? No Tempo que Jesus aqui viveu já existia preconceito contra algumas doenças, e Ele tentava trazer de volta para o seio da sociedade as vítimas deste preconceito. Um exemplo é a cura de uma mulher que sofria de um fluxo de sangue constante (Mt 9,18-22). Os leprosos deviam viver separados e andar com uma sineta para que ninguém se aproximasse. E Jesus devolveu a “vida” a muitos deles.
É preciso repensar nossos conceitos e analisar nossas ações: será que estamos também devolvendo a “vida” ou “matando” nossos irmãos?
Um abraço,
Eva Oliveira
evajcm@hotmail.com
A mulher vê o marido contrair a barriga quando ele está se pesando na balança do banheiro.
Imaginando que o intuito era diminuir o peso, ela diz:
- Isso não adianta.
- Adianta sim – rebate ele.
- De que outra maneira vou enxergar os números?
· Papai, você sabe escrever no escuro?
- Acho que sim, filho. O que você quer
que eu escreva?
- Seu nome no meu boletim.
Responsável:
Carlos Viturino.
Testemunhas de Cristo
“Certo dia, quando nada mais parecia fazer sentido, passei a analisar melhor a minha vida e percebi que um vazio enorme existia precisando ser preenchido. Não freqüentava a igreja desde o dia em que tinha feito a Crisma, e o tempo passava... Até que um dia senti a necessidade de ir à missa, talvez eu encontrasse lá o que procurava. Ao chegar, vivenciei todos os momentos da celebração. Eu já sabia da existência do grupo jovem, porém, não tinha contato com nenhum componente, mas o entrosamento e a participação deles me chamou a atenção e mais que depressa desejei estar ali, junto com eles louvando e adorando, e passei a freqüentá-lo. Lá, fui incentivada por um dos músicos a aprender e conseqüentemente tocar.
A partir daí não pude deixar de notar e sentir que as coisas estavam tomando outro rumo, que em casa estava melhorando a situação, que o trabalho era mais prazeroso, que as conversas com os colegas eram mais saudáveis... Bênçãos e mais bênçãos aconteciam, não que não houvesse dificuldades, mas elas eram superadas com mais facilidade, paciência e sabedoria.
Posso afirmar que um triunfo em minha vida aconteceu, eu ouvi o chamado e fui contribuir com as obras do Senhor, eu não estava preparada, mas fui capacitada (e estou sendo) por Ele e até hoje presto serviços à igreja e peço forças para continuar a crer e a confiar no grande amor que tem Deus por mim, pois estar na presença do Senhor vale mais que qualquer outra coisa deste mundo".
Simone Lima.
Eis que nasce um menino
"Uma virgem conceberá, e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco." (Is 7,14)
Como vimos acima, a vinda do Rei Salvador à terra já era anunciada desde as Escrituras do Antigo Testamento. Eis que nasce um menino em Belém, veio ao mundo como todos nós e a pedido do Anjo do Senhor; José lhe deu o nome de Jesus, que significa: Deus Salva.
A vinda de Jesus despertou reações diferentes e
até inesperadas, pois, os que conheciam as Escrituras viam em Jesus uma ameaça para o seu próprio modo de viver. E é por esses tipos de reações entre outras que enquanto Jesus ainda era bebê, “o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e disse: ‘Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo’.” (Mt 2,13) e assim se fez. Mas Jesus voltou, cresceu, nos ensinou a amar e deu a sua vida para nos salvar, cumprindo a vontade de Deus.
Estamos chegando ao período do Natal, período este em que celebramos o
nascimento de Jesus. Mas infelizmente apesar de toda a trajetória Dele desde antes do nascimento com o sim de Maria, até após a morte com a ressurreição, a humanidade ainda não aprendeu a fazer a única coisa que Deus quer de nós, que amemos uns aos outros como a nós mesmos e como Jesus nos ama.
Que neste Período do Natal não fiquemos apenas na reflexão, mas busquemos mudanças, vamos mudar o nosso modo de viver, agir e pensar, coloquemos em prática tudo o que Jesus nos ensinou: AMAR!
Eis que nasce um menino dentro de nossos corações ano pós ano, não o esqueçamos, permitamos que ele cresça e possa nos ensinar como viver, agir, e principalmente, como AMAR!
Um feliz natal e um ótimo ano novo!
Luiz Filho.
luizjcm@hotmail.com
http://www.luizjcm.blogspot.com/
História do mês
A corrida dos sapinhos
Era uma vez uma corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e, atrás havia uma multidão, muita gente que vibrava com eles.
Começou a competição.
A multidão dizia:
Não vão conseguir, não vão conseguir!
Os apinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo.
E a multidão continuava a aclamar:
Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços.
Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele.
Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO.
Quando nós vamos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que não vamos conseguir.
Seja surdo aos apelos negativos!
A convulsão é um ataque causado por descargas desordenadas de ação elétrica nas células celebrais que produzem movimentos involuntários e incontroláveis dos músculos e, em geral, perda de consciência. Em crianças pequenas podem ser causadas por traumatismo craniano, febre alta e desidratação grave. Em adultos, por intoxicação, epilepsia, meningite, malária ou tétano.
Cuidados:
· Proteger a cabeça; em caso de febre, procurar baixá-la com banho ou compressa;
· Afrouxar as roupas;
· Evitar que a vítima se machuque, afastando-a de objetos duros e pontudos;
· Colocar um lenço dobrado entre os dentes da vítima para impedir que ela morda a língua;
· Afastar curiosos;
· Não dar nada pela boca; (como sal)
· Não dar tapas;
· Não segurar a vítima (deixa-la debater-se);
· Não jogar água fria;
Espere até que o ataque cesse. Acompanhe a vítima até o hospital ou residência, pois, ela se encontrará esgotada.
Espiritualidade da família cristã
Os problemas, as más situações não vão sumir de imediato sendo este grupo social tão religioso. O próprio Jesus nos convida a estar ao seu lado para que ele possa nos ajudar a carregar o peso da nossa cruz.
Com isso, quero dizer que, muitos de nós pensávamos assim: “se tenho Jesus logo não tenho problemas;” no sentido figurado ou não, a realidade é a seguinte: “se tenho Jesus ao meu lado venço todos os meus problemas,” com rapidez ou não.
Uma família que se apóia na palavra de Deus e em seu amor, merece todo o respeito, atenção e
carinho, dádivas vindas de seus companheiros e do nosso Salvador.
Sejam, ou façam parte deste elo de ligação (família-Deus), ou melhor, vivam uma linda história familiar com Deus!
Janaína Anália
Queridos irmãos, queremos apresentar neste mês a opinião da assinante Mª Aparecida, que em pequenas palavras descreve a importância deste pequeno jornal em sua caminhada:
“Olá leitores do JCM, quando li este jornal pela primeira vez, fiquei encantada com a riqueza que nos oferece. Ele é de suma importância para todos nós, pois aborda temas diversificados. Os quais se tornam uma leitura prazerosa.
Também é através deste jornal, que venho enriquecendo minha prática escolar refletindo com meus alunos essas infamações importantíssimas. Quero parabenizar todos os responsáveis pela elaboração deste jornal e continuem com esse dinamismo e criatividade.
Um abraço da leitora; Maria Aparecida para todos que fazem o J.C.M”.
Então agradecemos as palavras de valorização e força de Maria Aparecida e agradecemos em 1º lugar a Deus Pai por sempre nos agraciar com a ajuda de várias pessoas boas, como vocês assinantes e leitores do nosso jornalzinho, pois se o nosso trabalho está caminhando graças a Deus, é porque também contamos com a ajuda de cada um de vocês.
Juventude riqueza,
Juventude beleza,
Primavera da vida,
Entre os espinheiros.
É o jovem dinâmico,
Belo e astuto,
Intranqüilo e perdido
Sonhador de tudo.
Causa de (jubilo),
Causa de estudo,
Intranqüilo e perdido,
Parece absurdo.
Não lhe negam ilusões,
Alienam os seus planos,
Ousam, da paz, afastá-lo
Sem, porém, visar os danos.
É o jovem da máquina,
É a máquina do jovem,
Ambos são ambos:
Um sentido não têm.
Como a flor a desabrochar,
Eis o jovem a se realizar
Maldição de espinheiro
Como ousa atrapalhar!
É o ativo dinâmico jovem
Hoje, é desocupado e perdido;
Não é natural seu destino
Mas, algo empreendido.
Autor: Gilvan Ananias
· CD Deus vai além – Márcio Todeschini
O álbum revela a importância da presença de Deus nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia. Deus vai além, é como uma força de expressão para a honra e Gloria de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus vai além muito mais do que nossos olhos podem ver.
· CD Viver de fé – Ir –Kelly Patrícia
O álbum possui 15 músicas, cada uma com seu estilo próprio, ricas em arranjos e conteúdo.
O CD possui músicas de Santa Terezinha que viveu na fé. Viver de fé é um chamado a viver no chão batido da fé, enquanto estamos na terra, que não é nossa pátria, é ela que nos dá esta visão, um outro olhar sobre os acontecimentos.
“Fé, o verdadeiro alimento para a vida.”
Responsável: Josinaldo
Olá amigos em Cristo!
Natal chegou! E mais uma vez Jesus Cristo nasce em cada coração para que a paz reine sobre o mundo inteiro. Parabenizemos nossos irmãos:
04- Elisângela Mª
06- Dorinha (J.C.M)
07- Mª da Conceição
08- Dora (J.C.M)
08- Ivanilson
10-Jackson (J.C.M)
14- Iara Torres
15- Cilene
15- Romayne Henrique
17- Adriana Rodrigues
18- Luiz Filho
20- Mª Gorette
23- Ana Paula (J.C.M)
24- José Francisco
26- Mª da Conceição
28- Mª Lúcia da Fonseca
28- Ivanice Mª
30- claudeni
Pensamento: “Quem quer levar uma vida pura, deve está sempre pronto para o sacrifício”. (Gandhi).
Chegou outro final de ano
Corremos para dar conta de nossas obrigações. Vamos tão rápido que, por vezes, deixamos de retribuir um carinho, um sorriso, um olhar...
Mas agora, o momento é de renovação e reflexão.
Vamos sentir o verdadeiro espírito de Natal!
Vamos participar do verdadeiro nascimento!
Daquele nascimento que nos trouxe a Salvação!
Vamos nos doar ao próximo, assim como Jesus a nós se doou.
Vivemos o espírito de Natal nos confraternizando e distribuindo afagos e gestos de amor...
E façamos com que este sentimento perdure durante toda a nossa vida, não só neste final de ano.
Façamos do tempo “um tempo” mais justo, mais humano e carregado de amor, nos confraternizando no sorriso e na dor!
Feliz Natal!!!
Um Novo Ano de fé e Esperança.
São os votos do Jornal JCM e de todos que fazem o grupo JCM.
E agradecemos por terem sido nossos companheiros durante todo este ano de 2007. E o ano de 2008 vem com muitas surpresas pra você.
Fiquem todos na paz do Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário