sexta-feira, 21 de setembro de 2007

História do mês

O colar de turquesas


Uma menina foi à loja comprar um presente para sua irmã.
Quando entrou na loja, a balconista estava tão distraída que não viu a menina entrar.
Com o nariz contra o vidro, seus olhos pararam fixos num colar de turquesas azul, da cor de seus olhos, que brilhavam mais do que as pedras e disse:
_Senhora, posso ver aquele colar?
A dona da joalheria, que ainda não tinha visto a menina, tomou um grande susto. Entrou numa crise de riso e achou graça da menina.
Meio desconfiada, mas movida pela graça, apanhou o colar e mostrou-o à menina.
_É para minha irmã, pode embrulhá-lo num pacote bem bonito?
_Quanto dinheiro você tem, meu bem?
Sem hesitar a menina tirou do bolso um lenço todo amarrado e, desfazendo os nós, colocou sobre o balcão, com ar de felicidade e disse:
_É tudo o que eu tenho. Isso dá? Eram apenas algumas moedas.
_Eu quero dar este colar a minha irmã mais velha. Desde que mamãe morreu, ela cuida de mim, dos meus irmãos e do papai, e nunca tem tempo para ela. Hoje é o aniversário dela e eu queria que ela ficasse com esse colar, que é da cor de seus olhos.
A dona foi para o interior da loja, colocou o colar no estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço de fita verde.
_Tome! Leve com cuidado.
A menina saiu feliz salteando pela rua afora.
Ainda era dia quando uma linda jovem de cabelos cacheados e negros bem penteados, adentrou-se pela loja e colocou sobre o balcão o embrulho desfeito e perguntou:
_Esse colar foi comprado aqui?
_Sim, minha jovem – respondeu a dona da loja encantada com sua beleza.
_E quanto custou?
_Quanto ao preço, querida, isso é um assunto confidencial entre eu e sua irmã.
_Mas ela não tinha dinheiro suficiente para comprar este colar de pedras tão preciosas.
_A dona tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e devolveu à jovem dizendo:
_Sua irmã pagou o preço mais alto que alguém pode pagar. Ela deu tudo que tinha.

Autor desconhecido Responsável:

Rafaela de Jesus

Nenhum comentário: